Tratamento Térmico pela Metal Härte Parte Metálica Superior HOME CONTATO
Barra de Metal
Forno de tratamento térmico de metais da Metal Harte - Certificada ISO 9001
Metais passando pelo Tratamento Térmico
Quebra de Metal
Barra Vermelha Fogo
Parte Superior do Texto
 

Revenimento - Processo de Tratamento do Aço

O processo térmico de revenimento tem por objetivo corrigir aços cuja tenacidade é frágil e a dureza excessiva, resultando em aços de tenacidade aumentadas.

Como é o processo – O revenimento consite no reaquecimento de peças temperadas, a temperaturas situadas abaixo da linha inferior de transformação A1 do aço. Variações na temperatura resultam em pequenas ou grandes transformações na estrutura martensítica. Vejamos uns exemplo.

Entre 100°C e 200°C não há modificações expressivas num aço de composição próxima do eutóide. A dureza cai para 60 RC e pode ocorrer a precipitação de um carboneto de ferro de transição chamado Épsilon. O revenimento, nesta situação, mudou pouco o aço.

Entre 200°C e 260°C as tensões começam a ser alividadas, o aço começa a perder dureza, embora não se observe nenhuma modificação estrutural notável. O revenimento coeça a alterar a estrutura.

Entre 260°C e 360°C inicia-se a precipitação de carbonetos finos e a estrutura de então costuma ser chamada de Troostita. A dureza continua caindo e chega próximo de 50 RC. O revenimento já causa mudanças notáveis.

Entre 360°C e 730°C ocorrem as maiores transformações estruturais e mecânicas. À medida que a temperatura de revenimento se eleva, as partículas de Cementita precipitada ficam mais grossas e se tornam perfeitamente visíveis numa matriz férrica. As estruturas de então são habitulamente chamadas de Sorbita e a dureza cai para 30 RC. A 720°C o revenimento pode levar a uma queda da dureza para entre 5 RC e 8 RC.

Aços altamente ligados apresentam um comportamento diferente no revenimento, pois na faixa de 500°C e 600°C apresentam precipitação de caroneto de liga (endurecimento secundário).

Variações no processo de revenimento são feitas para atender os requisitos do cliente, ou seja, o processo será conduzido para se obter um pequeno ou um grande aumento na tenacidade.

Links relacionados:
Processos no Tratamento Térmico
Processo de Beneficiamento
Normalização



Parte Inferior do Texto
Qualidade e Certificação
CERTIFICAÇÃO NBR
ISO 9001:2008
Menu de Metal Härte


Espaço Inferior
Rua Ptolomeu, 108 Vila Socorro São Paulo SP CEP 04762-040 Tel: (011) 5687-1100 Fax: (011) 5687-6531
Todos os direitos reservados a Metal Härte tratamento térmico.
Desenvolvido por Internet Paulista